Universo de Vida

Thursday, October 05, 2006

Clonagem


Clonar significa produzir uma cópia geneticamente idêntica de um indivíduo.
Tem-se falado muito de clonagem humana na imprensa. Na realidade, a maioria dos cientistas não está interessada em produzir clones humanos. O que os cientistas pretendem é produzir células humanas clonadas que possam ser utilizadas para tratar algumas doenças.
Como?
Imagine que tinha uma doença que estava a destruir lentamente partes do seu cérebro. Os tratamentos actuais apenas reduzem os sintomas enquanto a doença continua a provocar lesões no cérebro. A clonagem oferece a esperança de uma cura.
Os cientistas iriam produzir um embrião clonado utilizando o ADN das suas células epidérmicas. Em seguida, iriam retirar células estaminais deste embrião, transformavam-nas em células cerebrais e fariam um transplante para o seu cérebro.
A clonagem é uma maneira diferente de utilizar células estaminais para curar uma doença. Algumas pessoas preferem esta forma de obter estas células. Afinal, um embrião clonado é uma cópia genética de alguém que está vivo e deu o seu consentimento. Todos temos o direito de decidir o que fazer com o nosso próprio ADN, ou não?
Pelo contrário, um embrião no congelador de uma clínica de fertilização foi criado a partir de uma mistura única de esperma e ovo e esta é uma união que só irá acontecer uma vez, produzindo um conjunto completamente único de genes que tem o potencial de se tornar num indivíduo único.

1 Comments:

At 9:23 AM, Blogger Professor José Salsa said...

Aqui está um texto interessante sobre a clonagem terapêutica e que, também, coloca questões de natureza ética.
Algumas ideias para futuros comentários...
- o que são células estaminais, onde se podem encontrar e qual a sua importância?
- temos ou não direito de propriedade sobre o nosso DNA? podemos ou não decidir que ele possa ser alterado?

 

Post a Comment

<< Home