Universo de Vida

Saturday, May 12, 2007

Relatório da actividade laboratorial

No passado dia 26 de Abril foi realizada uma aula laboratorial de geologia, que se centrou nas rochas sedimentares e magmáticas.
Durante a aula os alunos tiveram que responder a seis actividades diferentes com a ajuda de microscópios petrográficos e de computadores portáteis.

Resposta as actividades:


Actividade 1 - Minerais e as suas propriedades
1.1.1. Quartzo.
1.2. Mineral alocromático, porque o mesmo mineral pode apresentar várias cores.

2.2.1. O mineral da esquerda tem um brilho não metálico, logo é um mineral transparente. O mineral da direita tem um brilho sub-metálico, parecido mas menos intenso que o metálico.

3.3.1. Pirite.
3.2. Mineral idiocromático, pois apresenta cor constante.
3.3. Brilho metálico, semelhante ao observado nos metais polidos.

4.4.1. O quartzo, risca a calcite, mas a calcite não risca o quartzo. Então podemos concluir que o quartzo tem uma dureza superior à dureza da calcite. Através da escala de Mohs concluímos que o quartzo tem uma dureza de 7 e a calcite de 3.
4.2. Riscamos o quartzo com a calcite e verificamos que esta foi riscada e riscamos a calcite com quartzo e verificamos que esta não foi riscada. Sendo assim, o quartzo é mais duro que a calcite, como verificamos na questão anterior.

5.5.1. Em ambientes diferentes.



Actividade 2 - Rochas sedimentares
1.1.1.A- Detrítica, brecha;B- Quimiogénica, estalagtite;C- Biogénica, antracite;D- Detritica, argilito;E- Detritica, areias basálticas;F- Quimiogénica, salgema;G- Quimiogénica, traventino;H- Biogénica, calcário biogénico.

2.2.1.A- Carvão betuminoso;B- Antracite;C- Turfa;D- Lignite.
2.2. C,A,D,B.



Actividade 3 - Fósseis
1.1.A- Moldagem externa;B- Moldagem por impressão;C- Mineralização;D- Moldagem interna;E- Mineralização;F- Moldagem interna;G- Moldagem por impressão de folhas.



Actividade 4 - Rochas magmáticas
1.1.1.A- Olivinas e plagiocláses cálcicas.
1.2. O basalto A possui uma textura agranular em que as dimensões dos cristais têm 1mm ou mais de diâmetro. Isto acontece porque, durante o arrefeciemnto lentodo magma, a matéria organiza-se formando cristais relativamente desenvolvidos e visíveia a olho nú. O baalto B possui uma textura granular em que a maioria dos cristais têm dimensões microscópicas, podendo mesmo existir pequenas porções de uma espécie de vidro em que os átomos não se organizam em minerais individualizados. Assim o aspecto macroscópico da rocha é mais ou menos homogéneo.

2.2.1. No mineral A temos feldspatos, micas brancas (moscovite) e quartzo. No minera B temos quartzo, feldspato e micas pretas (biotite).
2.2. O mineral A é leucocrata, porque possui tons claros e é rica em minerais félsicos. O mineral B é mesocrata, porque tem cor intermédia e tem equilibrio quanto á quantidade de minerais felsicos e mesocratas.

3.3.1. A- Arenito.B- Basalto.
3.2. A- Intrusiva, textura granular.B- Extrusiva, textura agranular.



Actividade 5 - Minerais das rochas magmáticas
1. 1.1. Ortóclase; quartzo; moscovite; biotite.
1.2. Felsicos – quartzo, moscovite e ortóclase. Máficos - biotite



Actividade 6 - Cartas geológicas
1. 1.1. Rochas sedimentares - Norte. Rochas magmáticas - Centro e Sul. Rochas metamórficas - Évora, Beja e Bragança.
1.2. rochas sedimentares: Granitos biotiticos porfiróides; Granitos monzoniticos porfiróides.



Termino assim o relatório sobre esta actividade.